sábado, 7 de março de 2015

Palavra de Filho - livro - e a saudade de escrever - cartas

Na quinta feira, por conta de uma imagem que a Patrícia Gomes postou no face, começamos uma conversa... A imagem era sobre #aletradaspessoas e eu até fiz a minha foto tbm :)
 

E começamos a CONVERSAR pelo facebook sobre como não vemos mais cartas hoje em dia... e que, às vezes, até as poucas cartas são digitadas, impressas e enviadas. Não existe mais escrever para outra pessoa com sua letra, a não ser bilhetinhos. Saudade daquele tempo em que, mesmo existindo computador, não existiam redes sociais...
Por que, na realidade, já perceberam o que as redes sociais muitas vezes fazem com as amizades? A pessoa vai lá, posta uma coisa. Você lê, dá uma curtida ou faz um comentário e isso já é suficiente. Não conversamos mais, não trocamos ideias ou informações. Isso comparando com a era das cartas, ok?

Tipo assim... quando escrevíamos cartas, escrevíamos sobre muitas coisas de uma vez só, pq ia demorar pra chegar pra outra pessoa e ia demorar pra gente receber respostas. A ansiedade era boa! E então, quando respondíamos a uma carta, falávamos sobre o assunto que a pessoa escreveu e tbm sobre novos...
Isso acontece hoje em dia nas redes sociais tbm, claro... mas os assuntos se perdem entre outros assuntos e por aí vai. Acaba que recebemos mais notícias do que conversamos. Temos muitos amigos, mas não sabemos sobre eles como antes.

Eu tive uma amizade que durou 10 anos, só nas cartas! Nos conhecemos na praia, durante as férias e trocamos endereço. Aí fomos trocando cartas... sabíamos de muitas coisas da vida uma da outra, éramos as melhores amigas uma da outra! Eu em Belo Horizonte, ela em Pernambuco. Foi assim por 10 anos. Até que a vida tratou de nos afastar, de nos deixar sem notícias, sem conseguirmos mais contato... :(
Daí uns 10 anos depois eu assisti um filme (Mary & Max) e morri de saudade dessa amizade. Corri o risco e escrevi uma carta para o endereço que eu tinha, mesmo sabendo que ela já não morava lá mais. Para minha surpresa, o irmão dela entrou em contato comigo e depois consegui contato com ela novamente! Pelo facebook... perguntem se temos o mesmo laço de antes...
Tenho o mesmo carinho de antes, mas não temos mais notícias como tínhamos antes! E olha que o contato é mais fácil, né? Afinal, as notícias são na hora!

Então eu e a Patrícia Gomes conversamos sobre essa coisa de redes sociais x cartas; eu lembrei da Luana (essa amiga das cartas); Sofia chegou em casa com um livro bem bonitinho...

"Palavra de Filho" é um livro que fala de uma relação silenciosa entre pai e filho. Coisa mais linda o livro... mas o interessante é que ele é tratado em cartas.
Enquanto a mãe e a filha "falam pelos cotovelos", pai e filho "conversam por olhar" e se entendem muito bem. Até que o filho resolve escrever para o pai, mas envia as cartas de um jeito diferente...

O livro não fala só dessa relação silenciosa. Ele trata também de relacionamento, de respeito, ajuda ao próximo, enfim... vale a pena ler!! Dá uma olhada na primeira página do livro... :)

Ai, ai... saudade de escrever cartas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário