segunda-feira, 9 de março de 2015

O Melhor de Mim - Livro e Filme

Quem não curte Nicholas Sparks? Como não gostar...? 
"O Melhor de Mim" foi um livro que peguei na prateleira do supermercado em promoção, num dia que eu precisava de algo pra me distrair por algumas horas e não resisti... Terminei o outro que estava lendo, dei um dia de prazo e já comecei esse...
Um romance lindo, que conta o reencontro de duas pessoas que se amaram muito na adolescência e enfrentaram muitas dificuldades. Amanda, uma menina rica e cheia de atitude se apaixona por Dawson, um menino pobre de uma família "sangue-ruim". Isso, numa cidade pequena e cheia de "valores de família" transforma esse amor em um quase pesadelo. Mas Amanda e Dawson vivem plenamente esse amor durante o tempo que podem, até que Dawson termina o namoro, para que Amanda possa ir para a faculdade e ter um futuro brilhante - o que não teria com ele...
Esse período do romance foi vivido na casa de Tuck Hostetler, um mecânico idoso, solitário e calado, que acaba recebendo Dawson em sua casa, como a um filho. Dawson abandona sua família para poder viver o que ele entendia como o certo (que não tinha nada a ver com o que a família considerava).
Após a partida de Amanda para a universidade, Dawson se envolve em um acidente seguido de morte e acaba preso, mesmo não tendo causado o acidente (só pelo fato de ter um "sobrenome").
20 anos depois, a plataforma de petróleo onde Dawson trabalha explode e ele sobrevive. Após alguns dias de sua alta, recebe a notícia da morte de Tuck e o advogado que foi contratado para cuidar de seus bens o chama para resolver algumas pendências. Amanda, casada e com 3 filhos, recebe o mesmo telefonema... e então acontece o reencontro, onde as lembranças voltam à tona, a diversão, o sofrimento, o perdão e o amor...
Mas durou somente um final de semana e ambos precisavam voltar à sua realidade, por mais que quisessem ficar juntos novamente...

O Melhor de Mim me encheu de expectativas! Me fez amolecer com a história e torcer, mesmo sabendo que não seria fácil. As últimas páginas eu devorei, queria só acabar logo e saber como seria o fim... Gostei demais do livro!!!

E, como podem ver, a capa do livro é a capa do filme... lá fui eu correr e achar o filme pra ver, né? rs

Bom... tenho uma sugestão: leia o livro OU veja o filme. Não faça os dois... ou então faça, mas espere um tempo depois de ter feito um ou outro.
Eu terminei o livro no sábado e vi o filme hoje (segunda). Acho que se não conhecesse a história, teria amado o filme! Mas ele foi uma decepção para mim... acho que uma das maiores decepções em termos de adaptações...

Adaptação... Não acho justo, sabia? Não entendo pq tem q ser adaptação (livre?). Pq, adaptação é "ajustar uma coisa a outra; amoldar; acomodar; harmonizar" (Minidicionário da Língua Portuguesa Ruth Rocha). Então dá o direito de vc fazer o que quiser com uma obra?
Caramba... fico chateada com certos filmes adaptados, mas esse me decepcionou MUITO. Talvez, como eu tenha dito anteriormente, pq a história estava bem fresquinha na minha cabeça... talvez não. Talvez seja porque mudara MUITAS COISAS MESMO. Trocaram personagens, trocaram histórias, criaram coisas que não eram daquele jeito... Não vou enumerar senão vira spoiller, mas, depois de "Comer, Rezar e Amar" (que não gostei do filme mesmo), acho que esse é o único filme que foi difícil de assistir... Parei um monte de vezes pra fazer outras coisas, pq estava decepcionada...

Enfim... seguiu a linha de raciocínio, claro. Mas é como se o roteirista se apropriasse de uma história e criasse um outra muito parecida, só usando os mesmos personagens principais (e mudando até uma ou outra coisa da história deles).

Ah... definitivamente, filmes adaptados de livros não serão nunca como os livros... (excluindo Divã, brasileiro que amei mais o filme que o livro! hehehe)

Um comentário:

  1. Oi Telma, e a Vi, difícil filmes que permanecem fieis ao livro, pior aqueles que chegam ao cumulo de escrever outra historia e não usa nem 5% da historia do livro; teve um filme que misturou a historia de dois livros e de autores totalmente diferentes em estilo, aquilo ficou um negocio sem pé nem cabeça.
    E quando gostamos muito de um livro costumamos ser muito exigentes com os filmes, sou assim com os livros da Jane Austen.
    Gosto de romances, comedias, e pelo que você contou esse livro despertou minha curiosidade.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir