sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Sofia Feldman - minhas impressões (FINALMENTE!!!)

Depois de 5 meses, venho eu falar do Sofia, como tinha prometido. Demorei, mas vim!

Como contei no post sobre o nascimento do Angelo, fiz uma visita guiada à maternidade, com a Angelita. Recomendo que, se vc quiser fazer uma visita guiada, que seja com um anjo como ela, uma das Enfermeiras Obstetras de lá, pois elas vão te explicar bem direitinho tudo.

Vou te mandar a real: conforto? Vc vai ter na casa de parto do Sofia Feldman. Mas se vc precisar ir pra ala hospitalar mesmo (q foi o meu caso), conforto é só na suíte de parto.
Vamos começar...
foto da internet
O Sofia é uma mega maternidade, mas tem poucos leitos, afinal, todos eles são especiais. Dentro do hospital são 6 leitos. Na casa de parto, honestamente, não sei... Sim, corre o risco de vc chegar e não ter leito disponível... e aí, se tiver possibilidade, vc espera. Pq as mulheres que estiverem nas suítes não têm previsão de sair. Além do hospital e da Casa de Parto, o Sofia Feldman tem outros setores, outros trabalhos lindos... para mães em estado de alerta mas que não são de BH e aí ficam em observação em casas geridas pela maternidade; as acomodações para bebês que precisam de UTI e as mães ficam na maternidade junto, em tempo integral (sem essa de visitas em horários específicos!), entre outros. Não vou me aprofundar nisso pq realmente não conheci essa parte linda...

NO HOSPITAL, que foi onde fiquei:
São duas alas de pré-parto. Não consegui saber quantas gestantes para cada ala. Eu tava na partolândia e na visita tbm não perguntei. Mas são camas separadas por cortinas e tem uma cadeira para o acompanhante. Por serem espaços pequenos, só "permitem" um acompanhante. No meu caso foi o marido pq a doula ainda não tinha chegado. Em cada ala de pré-parto tem um banheiro com um (ou dois?) chuveiro quente. Acho pouco para o tanto de grávida que fica ali... mas é o que dá pra fazer. Nem cheguei a usar.

Tem um centro cirúrgico com dois leitos. Só para cesáreas de emergência. Poucas vezes são usados.

E aí vem as seis suítes de parto... 4 delas têm banheiras (as outras duas não) e todas tem essa cama, que é mais baixa e geralmente nem usam esse apoio para as pernas, o arco (esse que tá aí na cama), bola de pilates, banquinho para cócoras, equipamentos para uso da pediatria, banheiro espaçoso com um chuveiro bem quente, oxigênio (eu nem saberia disso se não tivesse usado rs). Os quartos são espaçosos, arejados, não tem luzes fortes,

foto da internet

A suíte que eu fiquei foi essa daqui de baixo.
foto da internet
Era a última no corredor, desse lado. Só não tinha janelas nessa parede do relógio e na do banheiro, nas duas outras paredes, sim. Então, durante a madrugada, usamos pouca iluminação artificial e quando foi amanhecendo, as luzes foram apagadas e ficamos com a iluminação natural. Olha... faz diferença!!!! Ali, continuando pela banheira, tem uma bancada de pedra onde a gente coloca as malas e é um banco tbm, onde os acompanhantes podem ficar (no hospital já dá pra entrar doula e um acompanhante - marido, mãe, tia... - e fotógrafa(o), se tiver).
Durante o TP ativo na suíte de parto você tem liberdade de escolher o que quiser fazer. Quer tomar banho? Tome. Quer ir pra banheira? Vá. Quer comer? Seu acompanhante busca o que vc quiser na cantina (sim, alimentação é liberada e eles tem um cardápio bem legal, pq é leve e saudável! Eu tomei chá e gelatina e comi um pão... não lembro com que kkkk). Quer dormir? Durma. Quer voltar pra banheira, pro chuveiro, quer andar... faça o que quiser!!!
Ali ninguém te apressa... todos te apoiam!

Bebê nasceu? Lindo, gostoso, saudável? Tira uma foto da família, com a doula, se quiser, tira com as enfermeiras fofas que te acompanharam (me arrependo de não ter tirado...), pq logo vc tem que correr pra enfermaria pra dar espaço para limpeza e uso por outra gestante!
marido, eu, Angelo e nossa doula linda, a Fernanda!
A enfermaria é o mais punk para o acompanhante. As mamães tem a cama, que não é a cama de casa, mas é cama. O bebê tem o bercinho. E o acompanhante tem a cadeira... é, pois é... não é fácil, não... É como nessa foto abaixo (a cama tá do lado desse bercinho e a cadeira do acompanhante fica nessa posição, em frente).
foto da internet
Tem um posto de enfermagem na entrada de cada enfermaria, então apoio é a todo momento. As janelas são escurecidas, para não ficar claro demais durante o dia, só o necessário. São "baias", várias por ala. Muitos bebês chorando de madrugada juntos (Angelo não acompanhava... ele continuava dormindo e eu amava isso rsss).

Refeitório: Nas primeiras horas após o parto, vc fica quietinha no seu canto, pra não ter que descer escadas e tal. Mas seu acompanhante pode ir se alimentar à vontade (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e levar para vc a refeição do horário.
A comida é MUITO gostosa (a primeira marmita que Sandro me trouxe - almoço - foi muito grande! eu não consegui comer tudo, não... preferia ter ido lá e colocado o meu prato rs) e tem de tudo o que é necessário. Café da manhã e lanche é que são bem básicos: um pãozinho de sal e café ou chá...
Mas gente... se pensar que a gente não paga por nada disso e tem, com todo carinho e cuidado, pra mulher e pro acompanhante tbm... pensar que o hospital tá passando por uma crise complexa... é MUITO BOM!!!

Por que eu fui pro hospital e não para a Casa de Parto?
Porque meu exame de Strepto B deu positivo e isso PODE SER um risco para o bebê... sendo assim, ficamos lá 72hs... foi mais pesado o ritmo.

Mas quem vai para o hospital e quem vai pra Casa de Parto?
Hospital -> quem tem algum risco na gravidez e possa precisar de uma cesárea de emergência; quem em StreptoB positivo; quem quer analgesia.
Casa de Parto -> quem está com a gravidez super tranquila e não quer analgesia (se não fosse o Strepto B, eu teria ido pra casa de parto)

Sobre a Casa de Parto, então, não posso dizer muito... não sei como funciona o pré-parto e enfermaria... Sei que tem um refeitório próprio e funciona igual ao do hospital: todos comem juntos. Sim, inclusive médicos e enfermeiros e funcionários em geral.
Posso dizer que as suítes são muito parecidas com as do hospital. Têm a mesma estrutura básica (entrei numa delas).
Se você já passou das 35 semanas, já fez o StreptoB e deu negativo, peça mais informações sobre a casa de parto! Vale a pena saber tudo!

Quer mais informações antes de se decidir pelo Sofia Feldman?

Documentário "O SUS que dá certo", de 12 de janeiro de 2012 (assista e leve suas perguntas para lá na sua visita, pra saber o que mudou e o que permanece)

Reportagem "SOS SUS" no Como Será, dia 12/08/2017

Site do Sofia Feldman

Se quiser me perguntar alguma outra coisa e eu puder ajudar, estou à disposição. É só deixar um email nos comentários e eu respondo.

Se quiser uma doula mas não tem o contato de nenhuma, nem sabe como conseguir, te indico a doce Fernanda! Deixa seu email nos comentários e te mando o contato dela.

Enfim... se você tem um desejo, mesmo que pequeno, por um parto humanizado, vamos conversar! Em BH tem a "ONG Bem Nascer - pelo parto respeitoso" (procura lá no face). Em Contagem tem o "Nascer Sorrindo" (procura no face tbm 😉

Bom... resumindo, estruturalmente não é o melhor hospital, não... Um Mater Dei, Vila da Serra,Octaviano vão te oferecer uma comodidade TOP! Mas se o seu sonho é um parto humanizado e vc não tem dindin pra pagar TUDO, corre pro Sofia!!! Vc vai ser respeitada (coisa q nenhuma outra maternidade vai oferecer se vc não pagar, no particular mesmo), vai ser tratada com carinho e vai ter o que sonha! Vai se realizar!!! E, por favor, vem me contar depois?? 😃

Enfim... se ficou dúvida, se quer conversar mais e etc e tal, me chama rsss

Próximo post (espero q não demore mais 5 meses kkk): Fraldas de Pano!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário