Eu tava com um certo medo, pq a situação ainda não estava fácil... muitos enjoos ainda e andar de carro era um risco! Principalmente o carro de mamy e Bimba, que é só duas portas... Mas fomos no nosso carro, 4 portas... um pouco mais de conforto. E tinha tbm o risco alimentar, pra uma pessoa que não tava conseguindo ingerir quase nada... Mas fomos lá!
A cidade é um distrito de Ouro Preto (distância de 15 km) e fica a 97 km de BH. É uma cidadezinha escondida entre as montanhas. Sim, pra chegar lá cortamos estradas de terra e desertas. Já vale e pena daí! Passamos por alguns vilarejos interessantes.
Chegamos!!! |
De atrações, tem duas igrejas: a matriz de São Bartolomeu, obra da primeira fase do barroco mineiro, que preserva ainda características arquitetônicas autênticas e é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.
E lá no alto da colina, aquela branquinha de portas verdes, a igreja Nossa Senhora das Mercês que, apesar de ter sofrido muitas mudanças arquitetônicas, ainda mantém características remanescentes do século XVIII.
O Rio das Velhas corta a pequena cidade e forma várias cachoeiras pelas matas adentro...
Primeiro banho de rio do Ângelo :) |
Em São Bartolomeu tem a Floresta Estadual do Uaimii, que tem o IEF como órgão responsável. Tem portaria pra entrar, mas não tem infraestrutura para acampar, dormir, etc... Mas vale a pena demais!!!!
Bora, numa pequena trilha, pra achar uma belíssima cachoeira? |
FANTÁSTICA!!! |
Primeiro banho de cachoeira do Ângelo... hahahhaha |
Outra atração dentro do parque é esse lugar... com algumas lagoas (uma, inclusive, para canoagem, que ensinam na hora) e o restaurante/bar. Uma gente tão fofa de conhecer são as pessoas que nos atendem ali! Uma comida deliciosa e um bom papo, isso é garantido!!!
Sim, Sofia se aventurou nos caiaques da vida... |
Será q ela curtiu? |
tio Luiz Paulo ajudando :) |
E quem disse que dá vontade de ir embora de um lugar desses??? A vontade era ficar e ficar e ficar... mas ali não tem como dormir e nós tínhamos nos programado pra um dia só, nem escova de dentes a gente tinha kkkkk
Precisávamos voltar "pra cidade".
Uma recomendação: para ir a esses passeios dentro do parque certifique-se que não choveu nos dias anteriores ou tenha um jipe dos bão! hahahaha
De volta "à cidade", o almojanta foi galinhada... e eu? MORRENDO DE MEDO de comer, pq toda vez q comia arroz, ele voltava... e o negócio ia cheirando tão gostoso e quando ficou pronto tava com uma cara tão boa...
Enfim, a casa é pequena por dentro, só pra dormir mesmo! E a turma era grande, então... "comemos fora" hahahaha
Sim, ali, no meio da rua mesmo! Desse jeitinho, ocupando um espaço da rua e obrigando os poucos carros que passavam a se desviarem da gente!
Enfim... um dia espetacular!!!! Foi o primeiro arroz que comi muito bem, desde início da gravidez. Comi e repeti e repeti! Tava bão demais da conta, sô!!!!
E finalizamos o dia assim... num lugar extremamente tranquilo e bonito e sem tecnologias, mas perfeito e revigorante!!!
SUPER RECOMENDO!!!
*EDITANDO: li tbm sobre as frutas, que são abundantes na cidade e as pessoas aproveitam para produzir doces. Iaiá Arteira já recomendou a goiabada, dizendo que "é a melhor goiabada do mundo!". Experimentamos tempero de lá tbm... delicioso!!!
Em agosto acontece a comemoração do padroeiro da cidade e tbm a Festa da Goiaba. Dizem que fica bom! :)
Links sobre a cidade:
Pousada do Mondego - Ouro Preto
Antes do Fim - Afinal, o que tem no distrito de São Bartolomeu?
Instituto Estrada Real - São Bartolomeu
SENAC/MG - Floresta Estadual do Uaimii
Nenhum comentário:
Postar um comentário